A crise financeira mundial, que também atinge o Brasil, vem castigando os municípios, sobretudo aqueles com menos de 50 mil habitantes. Segundo a FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), a grande maioria  das prefeituras do estado não vai conseguir pagar o décimo terceiro salário aos funcionários, sem parcelamento ou em dia.

A Prefeitura optou por fazer o pagamento do salário extra em uma única parcela, no dia 09 de dezembro. O prefeito Guerino Backes explica que a realização do pagamento é resultado de bom planejamento, economia e responsabilidade com os gastos públicos. "Precisamos fazer uma gestão mais rigorosa para que o pagamento fosse garantido. Mas, com isso, asseguramos que os servidores possam programar com tranquilidade seus orçamentos para as datas festivas do fim do ano, além de valorizarmos o trabalho prestado durante todo o ano por esses colaboradores. Com o pagamento, também contribuímos para a melhoria da economia local, especialmente no comércio de Cândido Godói, aumentando a renda dos empreendedores do município", explicou.