Telefones Úteis

  • Prefeitura(55) 35481200
  • Correios(55) 35481177
  • Conselho Tutelar(55) 35481152
  • Câmara Municipal(55) 35481531
  • Hospital de Pronto Socorro - HPS(55) 35481212
  • Polícia/Delegacia(55) 35481215
  • Pousada da Vó(55) 35481593
  • Secretaria de Obras(55) 35481220
  • Secretaria da Saúde(55) 35481162
  • Secretaria da Agricultura(55) 35481222
  • Secretaria da Educação(55) 35481375
  • Secretaria de Assistência Social(55) 35481599

IRCE 2018 - em Cândido Godói

A IRCE - INTEGRAÇÃO REGIONAL DAS COOPERATIVAS ESCOLARES é uma atividade realizada por meio do PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS - PCE, que atende os educandos e educandas do 9ª ano do ensino Fundamental de 13 escolas, de 06 municípios pertencentes a região de atuação da COOPERLUZ, que aderiram ao programa no ano de 2018.

Nos últimos anos, o PCE também conta com o apoio da AREDE e da CRESOL para a realização das diversas atividades de formação e integração.

O objetivo da IRCE é promover um espaço de troca de experiências entre as cooperativas escolares constituídas nas escolas por meio do PCE, onde cada uma tem a possibilidade de expor sua produção, seu sistema de comercialização, assim como sua organização administrativa/contábil e social, criando uma rede de cooperação, onde exemplos de sucessos servem de inspiração.

Neste ano, a IRCE foi organizada com apoio do município de Cândido Godói, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contando com o envolvimento direto das 5 escolas do município inseridas no PCE.

A programação do dia foi a seguinte:

08h00 - Acolhida e organização da exposição dos trabalhos das cooperativas escolares;

9h30 - Protocolo de abertura da Integração Regional das Cooperativas Escolares; (contou com a presença do Vice-prefeito de C. Godói; Vice-presidente da Cresol, Presidente da Cooperluz; Secretário M. de Educação de C. Godói e também Secretária de Alecrim, além das soberanas, as mascotes gêmeas, Hilda e Helga, e a Banda Marcial)

10h00 - Apresentação dos projetos desenvolvidos pelas Cooperativas Escolares;

12h00 - Almoço;

13h00 - Gincana da Cooperação;( jogos e desafios de integração de cunho cooperativo e ambiental, organizados pelo Sesc)

15h30 - Encerramento (com a entrega de troféus de participação para cada cooperativa escolar, além de mudas de árvores frutíferas nativas para todos os(as) educandos(as) cooperados)


DEPOIMENTOS:

"A COOPERLUZ desenvolve há 26 anos O PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS - PCE, com ações educativas e de promoção ao cooperativismo. Estas ações são realizadas no ambiente escolar, atendendo educandos(as) do 7º ao 9ª ano do ensino fundamental. Envolvem encontros de formação teórica, ações práticas, viagens de estudos e culminam com a realização da Integração Regional da Cooperativas Escolares - IRCE, espaço de troca de experiências e de integração entre os educandos e educandas cooperados do por meio do programa."

Carine A. Giehl

Coordenadora atual do PCE

Departamento de Educação e Comunicação da COOPERLUZ




 

 

 

"Foi um dia de muita integração, aprendizado, partilha de experiências, projetos e muita diversão.

As dinâmicas foram bem desenvolvidas e organizadas, dando oportunidades a todos os alunos de igual forma, promovendo a integração e reforçando o espírito da cooperação.

Enfim, foi um dia de cooperação, parceria, amizade e crescimento mútuo, onde com certeza irá estimular ainda mais o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio da vivência de um modelo cooperativo sustentável para a nossa região.

Parabéns Carine pela força e readequação do projeto em nossas escolas. Parabéns a COOPERLUZ, por acreditar e apoiar o cooperativismo, ou seja, cuidar das coisas que nos fazem bem."

Valdir José Zidek
Diretor Da EMEF São Miguel

 

 

 

"As apresentações estavam bem elaboradas, as atividades práticas da gincana estavam bem divertidas, e tinham como objetivo juntar os alunos para valorizar a cooperação, e não para sermos competitivos. Os lanches e os sucos estavam bem preparados e foram muito bem servidos. No geral podemos afirmar que o dia foi muito divertido aprendendo a cooperar".

 

Gabrieli Rosani Syska

Aluna do 9º ano
EMEF General Osório
 


"O Programa de Cooperativismo nas escolas ,com o incentivo da Cooperluz e Secretaria de Educação, tendo a profissional Carine como coordenadora, vem ao encontro dos nossos jovens pois desperta o interesse destes para serem futuros gestores e líderes de comunidades, bem como, abre a visão para o desenvolvimento com princípios solidários.
Acompanhei os alunos da nossa escola na produção de trufas e sabão e fiquei muito feliz em ver o trabalho sendo desenvolvido com responsabilidade  e ajuda mútua.
O IRCE , que aconteceu no nosso município, foi uma culminância do PCE para o ano de 2018.Foi um encontro maravilhoso entre as escolas envolvidas no programa. Parabéns aos organizadores pois precisamos investir em nossos jovens pois deles depende uma nação promissora."

Ilone Wobeto
Professora Responsável pelo programa
EEEF Ataydes Pacheco Martins

 


"Foi um dia voltado para a apresentação e integração das cooperativas, em que elas tiveram a oportunidade de aprender ainda mais a trabalhar em grupo de forma coletiva e sincronizada. Assim compreendendo que no cooperativismo é necessária a união de todos, para que assim obtivessem um bom rendimento nas atividades do cooperativismo e no dia-a-dia. Gostamos desse dia pois conhecemos outras cooperativas e outras pessoas com as quais nos divertimos e trocamos experiências. Aprendemos também que a sustentabilidade é algo importante e necessário para que nós e nossos descendentes possam desfrutar de um mundo melhor."


Vitória de Fátima dos Santos
Aluna do 9º ano
Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor

 

"No dia 8 de novembro todas escolas participantes do PCE, reuniram-se no ginásio municipal, onde nós, da Escola São Luiz Gonzaga, as recebemos, sendo os anfitriões do IRCE em Cândido Godói. Esse dia foi muito divertido, foi um dia integração entre as escolas. No início estavam todos meio tensos, mas não demorou muito para todos começarem a interagir. A programação da manhã deixou a desejar pela falta de atenção por parte de alguns alunos, quando era hora de sentar ouvir. Já à tarde, foi muito planejada, com brincadeiras em grupo que envolviam cooperação, fortalecendo os laços entre nós e oportunizando criar novas amizades. Porém chegou a pior parte do IRCE para mim e meus colegas, pois foi ali que me dei em conta que nós do 9° ano não estávamos nos despedindo somente das outras escolas, mas também de nossa cooperativa, pois afinal, este é o nosso último ano aqui na Escola São Luiz Gonzaga. Espero que nos anos seguintes as próximas turmas também tenham a oportunidade de aproveitar uma programação Nota 10 como essa."

Willian Potkova Hanatzki
Aluno do 9º ano
EMEF São Luiz Gonzaga
 

 

 









Prefeitura de Cândido Godói(55) 35481200
contato@candidogodoi.rs.gov.br
Rua Liberato Salzano, 387
98970-000