• Prefeitura(55) 35481200
  • Secretaria da Agricultura(55) 35481222
  • Secretaria da Educação(55) 35481375
  • Secretaria de Assistência Social(55) 35481599

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias que fazem toda a diferença, uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.

Data de início: 06 de agosto

Dias da semana:

Segunda Feira: Lixo Orgânico

Quarta Feira: Lixo Inorgânico

Sexta Feira: Lixo Orgânico

Roteiro de Coleta:  Como de costume (parte da tarde)

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

Por que separar os resíduos sólidos urbanos?

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...). Esses serão recolhidos no dia da coleta do lixo orgânico ( segunda feira e quarta feira)

RECICLÁVEIS

VIDRO - tampas, potes, frascos, garrafas, copos, embalagens,  etc.

PLÁSTICO - tampas, potes, frascos, utilidades domésticas, garrafas, recipiente para os produtos de higiene e limpeza. PVC, tubos e conexões, sacos plásticos limpos, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes, garrafa pet.

METAL - latas de alumínio, aço, canos esquadrias, molduras de quadros, clipes, grampos,

PAPEL/PAPELÃO - aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, folha de caderno, sulfite, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelope, fotocópias, envelopes.

MATERIAIS QUE NÃO SÃO RECICLADOS.

Adesivos, espumas, celofane, fraldas descartáveis,  esponjas de aços, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis engordurados, metalizados ou papéis plastificados, bitucas de cigarros. (Serão coletados na segunda e sexta feira, junto com o lixo orgânico)

ORGÂNICOS

Restos de alimentos, cascas de frutas, casca de ovo, erva mate, erva de tereré.

Como separar o lixo doméstico?

- Não misture recicláveis com orgânicos.

- Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

- Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

- Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes.